Consultores Disponíveis Agora

Dana Ana

Vidente, Coach Financeira, Consteladora Sistêmica Familiar, Búzios, Baralho Cigano e Cartomancia.

Madalyna

Vidência, Astrologia, Numerologia Cabalística, Baralho Cigano, Oráculo da Deusa, Oráculo de Belline, Pêndulo de Cristal.

Yara

Psicoterapeuta Holística Especializada em LGBTQIA+, Tarô de Marselha e Baralho Cigano

Últimos Artigos

Primeiramente, se a sua vida está pausada provavelmente você se sente vítima de uma situação. Então vamos deixar claro o que é ser uma vítima. 

A vitima é alguém que espera por reparação. Esperar por reparação pode ser algo inalcançável, por exemplo, a pessoa te frustrou, magoou, trouxe traumas e após toda esta bagunça que fez na sua vida você continua sabendo que ele segue fazendo o mesmo com outras pessoas. Ele segue "se dando bem". Isso continua te causando angústia e sua vida segue paralisada.

Quando nos colocamos no papel de vítima, não assumimos a responsabilidade por nossos atos. Importante: Não significa que você não foi vitima. Significa que você não consegue reagir.

Não é sobre culpa que temos que falar aqui. Mas de responsabilidade.

"Qual é a sua responsabilidade na desordem da qual se queixa?" Sigmund Freud

Você pode passar o resto da vida esperando por reparação, reconhecimento, que a outra pessoa entenda que errou, e isso fará sua vida ficar paralisada na espera, ou você poderá entender que os erros dele não são sua culpa e romper com esta espera para seguir sua vida. E neste caso, esta decisão é sua responsabilidade.

É sua responsabilidade descobrir qual é o seu lugar. Se você vai resistir ou continuar sendo uma vítima ou até mesmo abusada, afinal mesmo no rompimento do ciclo de um relacionamento, se você ficar presa no passado e a esperar por reparação, seguirá sendo vitimada pela presença da dor, sofrimento geradores de angústia e sintomas com transtornos psíquicos.

Um exemplo aleatório sobre relacionamento abusivo ou narcisista, que pode ser com parceiros amorosos ou até mesmo parentes: 

Uma vítima de relacionamento abusivo/narcisista com sua mãe sofre muito, mas não consegue sair da relação de abuso. Ela esta sempre buscando reparação por parte da mãe, ela presenteia, tenta enquadrar-se na moral materna, entrega quase todo salário para mãe às vezes, faz de tudo e não adianta nada, a mãe segue sendo tóxica e a tratando com violência emocional e psicológica.

Pergunto: por que ela não consegue romper com Isso?

Ela responde que teria que abrir mão de muitas coisas, como por exemplo: Ter que sair da casa da mãe (onde não paga aluguel), arrumar uma renda extra, que seria muito pesado chegar em casa e ter que lavar, passar, cozinhar... Existe algum benefício ali.

Seria um grande desafio, não é? Ter que organizar toda sua vida para ser independente da mãe e assim fazê-la perder o poder sobre você, não é? Nesse caso, quem entregou esse poder? A própria pessoa, que de certa forma, está ainda se beneficiando de alguma forma.

Então, a responsabilidade desta vitima da mãe abusiva é: se organizar para fazer tudo isso e sair da casa da mãe, que (embora não seja fácil pensar assim) é sim um lugar de conforto.

O lugar de conforto não é um lugar agradável, é um lugar onde a pessoa está acostumada e que não lhe oferece desafios. Ali tem sofrimento gerado pela relação abusiva, mas tem um ganho secundário que é a mãe providenciar a manutenção das tarefas domésticas, por exemplo. A pessoa abusiva usa deste tipo de artifício para aprofundar a dependência do abusado assim quanto mais dependente, mais submisso ao abuso se tornará.

É responsabilidade do abusado, da vítima romper com isso.

Veja que estou falando muito em responsabilidade e não culpa. Não é sua culpa, de forma alguma, o que a outra pessoa faz contra você, mas se libertar é sua responsabilidade, se você não consegue fazer isso sozinha, peça ajuda. Não é vergonhoso, difícil mesmo é seguir nessa situação por mais tempo. Busque terapia, uma pessoa especializada que pode ou não ser eu, mas tente entender seus processos para romper com este tipo de situação adoecedora, de uma vez por todas.

Pra finalizar, queria dizer para você que esperar por reparação ou reconhecimento poderá ser uma espera sem fim. O narcisista sabe que você espera isso, então ele não vai dar. E enquanto isso sua vida estará passando, está em pausa, sem que você esteja realmente vivendo.

 

Texto enviado pelo Uriel – Psicoterapeuta  Reencarnacionista, Especialista em Relacionamentos Abusivos e Transtorno de Personalidade Narcisita, Especialista em PETs, Frequências de Solfeggio e Técnicas para atrair Prosperidade. Atende desde março/15 com Mesa Radiônica, Pêndulo e Tarot dos Anjos.

Para ver os depoimentos que ele já recebeu de clientes, ver outros artigos dele ou fazer sua consulta, clique aqui.

❂ Conselhos do Bem Online | www.conselhosdobem.com.br

 

Próximo Artigo Ver Todos os Artigos
Conselhos do Bem utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »