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Últimos Artigos

Quando falamos sobre felicidade, pode parecer simples responder se você é feliz ou não, mas identificar o nível de sua felicidade vai além de uma simples resposta, é necessário se questionar profundamente. 

Esse artigo vai te auxiliar a identificar esse nível e também a compreender, de forma profunda, o que lhe falta - e você irá se surpreender!

Separe caneta, papel e cerca de 15 minutos para fazer essa Sessão de Coaching gratuita.

 

1. Gratidão Diária

A gratidão é um poderoso antídoto contra o estresse e a ansiedade. Reserve alguns minutos todas as manhãs para escrever três coisas pelas quais você é grato. Isso cultivará uma mentalidade positiva e abrirá espaço para mais alegria. Lembre-se de que a gratidão não precisa ser apenas pelas grandes conquistas; aprecie também as pequenas coisas, como um sorriso sincero, sua saúde, uma possibilidade ou habilidade sua e reconheça seu valor. Agora responda, sinceramente, anotando em seu papel:

Quais são três coisas pelas quais você é grato hoje? De acordo com a breve explicação acima, como você pode melhor incorporar essa prática diariamente, a partir de hoje?

Reflexão: A gratidão pode mudar nossa perspectiva e aumentar nossa felicidade, porque vai baixar, racionalmente, para seu inconsciente, sua noção de infelicidade. Reserve um momento para reconhecer as bênçãos em sua vida.

 

2. Mindfulness e Meditação

A prática da atenção plena (mindfulness) nos conecta ao momento presente. Experimente meditar por alguns minutos todos os dias. Isso acalma a mente, reduz o ruído mental e nos ajuda a encontrar paz interior. Além disso, pratique a atenção plena em suas atividades diárias, como saborear uma refeição ou caminhar no parque sem estar ouvindo música e sem estar no celular. Esteja totalmente presente no momento!

Como você pode trazer mais atenção plena para suas atividades diárias? Quais momentos você pode dedicar à meditação ou à simples observação do presente (sem ficar no celular)?

Reflexão: A prática da atenção plena nos ajuda a encontrar calma e clareza mental. Como você pode melhor cultivar essa habilidade de agora em diante?

 

3. Relações Autênticas

Invista tempo em relacionamentos significativos. Converse com amigos, familiares e colegas de trabalho. Ouça com empatia e compartilhe suas próprias experiências. Relações autênticas são essenciais para a felicidade duradoura. Lembre-se de que a qualidade é mais importante do que a quantidade; concentre-se em conexões genuínas e que você possa ser você mesmo(a), sem filtros. Não fugir da realidade é importante.

Quais relacionamentos em sua vida são autênticos e significativos? Quantos são? Quais não são? Liste-os. Como você pode fortalecê-los?

Reflexão: Relações genuínas nos trazem alegria e apoio. Como você pode investir mais tempo e energia em conexões que importam?

 

4. Autocuidado

Lembre-se de cuidar de si mesmo. Durma o suficiente, faça exercícios, coma bem e reserve momentos para relaxar. Quando estamos bem fisicamente, nossa mente também funciona melhor. Além disso, pratique o autocuidado emocional: permita-se sentir e processe suas emoções de maneira saudável, baseadas na realidade e sem autojulgamentos.

Quais práticas de autocuidado você já incorpora? O que você pode fazer hoje para cuidar melhor de si mesmo?

Reflexão: Lembre-se de que você merece atenção e cuidado. Como você pode priorizar seu bem-estar físico e emocional?

 

5. Propósito e Significado

Descubra o que dá sentido à sua vida. Pergunte-se: “O que me faz sentir vivo?” (não vale nomear outras pessoas, precisa ser algo só seu). Só depois, encontre um propósito que vá além de você mesmo e contribua para o bem-estar dos outros. Isso pode ser por meio de voluntariado, ajudando um amigo ou trabalhando em um projeto significativo, envolvendo aquilo que você se sente bem ao fazer. Isso geralmente é alinhado com sua missão de vida.

Com o que você trabalha? Qual é o seu propósito de vida?

Como suas ações diárias estão alinhadas com esse propósito? Como você pode melhor alinhar isso?

Reflexão: Encontrar significado em nossas ações nos ajuda a viver com mais satisfação. O que faz seu coração vibrar?

 

6. Aprenda Constantemente

A curiosidade é uma fonte inesgotável de felicidade. Leia livros, assista a documentários, aprenda novas habilidades e se desenvolva. O conhecimento nos enriquece e nos faz sentir vivos. Além disso, esteja aberto a mudanças e ao crescimento pessoal. Para analisar melhor, reflita alguns minutos cada pergunta abaixo e anote as respostas:

Qual foi a última coisa nova que você aprendeu? Como você pode continuar expandindo seu conhecimento? O que você teima em não aprender? 

Reflexão: A curiosidade nos mantém vivos. Esteja aberto a aprender e crescer, afinal, estamos aqui para isso!

 

7. Rir e Brincar

Parece besteira, mas o riso é uma terapia natural e gratuita! Assista a uma comédia, divirta-se com amigos, brinque com crianças (energia mais pura). O humor nos conecta e alivia o estresse. 

Quando foi a última vez que você riu de verdade? Anote a data. O que você mais gosta de fazer?

Como você pode trazer mais leveza e diversão para sua vida?

Reflexão: O riso é uma fonte de energia positiva. Como você pode incorporar mais momentos de alegria em seu dia a dia?

 

8. Natureza e Ar Livre

Passe algum tempo ao ar livre. Caminhe na natureza, sinta o sol na pele ou a chuva, respire ar fresco! A natureza tem um poder curativo e nos lembra de nossa conexão com o mundo. 

Quando foi a última vez que você passou um tempo na natureza? Anote a data.

Como você pode passar mais tempo ao ar livre? Quais atividades na natureza você gosta?

Reflexão: A natureza nos rejuvenesce e traz felicidade automática, mesmo para quem pensa não gostar de "mato", ainda o corpo necessita desse convívio. Como você pode se conectar mais com o mundo natural?

 

9. Aceitação e Perdão

Aceite a imperfeição humana, incluindo a sua própria. Perdoe a si mesmo e aos outros. A liberdade vem quando soltamos ressentimentos e abraçamos a aceitação. Lembre-se de que todos cometemos erros e estamos em constante evolução. Não se trata de você perdoar alguém sobre os fatos ocorridos, mas sobre se perdoar em ter se permitido vivenciar algo.

Existe algo que você precisa perdoar a si mesmo? O que? Anote.

Como você pode praticar a aceitação? Qual será o gesto que você pode fazer amanhã (literalmente amanhã) para provar que se perdoou?

Reflexão: O perdão nos liberta. Como você pode soltar ressentimentos e abraçar a autoaceitação?

 

10. Espiritualidade

Independentemente de sua crença religiosa, explore sua espiritualidade. Medite, ore, conecte-se com algo maior. A espiritualidade nos dá um senso de propósito e transcendência, e não está em nossa vida apenas para nos satisfazer, mas para nos ensinar e nos fazer evoluir. 

O que a espiritualidade significa para você? Como você pode cultivar uma conexão mais profunda com o sagrado?

Você considera que faz sua parte para que a espiritualidade possa fazer a parte dela? O que você pode melhorar? Anote.

Reflexão: A espiritualidade nos conecta a algo maior. Como você pode explorar essa dimensão em sua vida?

 

Esse artigo te trouxe exemplos de práticas simples e profundas que podem levar a uma vida mais plena, feliz e significativa. Esperamos ter ajudado. Refaça essas perguntas daqui 30 dias e veja como tudo vai ter melhorado!

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