Consultores Disponíveis Agora

Abraão Sensitivo

Sensitivo, Numerologia Pitagórica e Cabalística, Tarot e Baralho Cigano.

Alanis Taróloga

Sensitiva, Tarot Mitológico, Tarot de Rider Waite, Oráculo das Deusas e ThetaHealing.

Aquiles

Psicanalista, Terapeuta Junguiano, Astrologia, Tarot Rider Waite, Baralho Cigano Lenormand, Dados Astrológicos, Geomancia

Castiel

Tarot de Marselha, Tarot de Aleister Crowley (Tarot de Thoth) e Tarot de Rider Waite.

Celina

Pedagoga, Numeróloga, Tarot, Baralho Cigano e Pêndulo.

Cigana Kaline

Clarividente, Sensitiva, Psicanalista, Baralho Cigano e Mesa Radiônica Psicogerador.

Cigano Higor

Bola de Cristal, Búzios e IFá, Baralho da Cigana Sete Saias, Tarot dos Oceanos, Dadomancia e Espelhos de Oxum e Yemanjá

Felícia Cigana

Psicanalista, Tarot Mitológico e Tarot de Marselha.

Genaro Vidente

Vidente, Numerólogo, Baralho Cigano, Tarot Adivinhatório e Tarot Adivinhatório.

Isabella

Vidência, Tarot Cigano, Baralho De Maria Padilha, Baralho Kipper, Baralho Cigano Lenormand e Tarot de Marselha.

Makum

Terapeuta de Vidas Passadas, Baralho Cigano, Cromoterapia, Cristaloterapia.

Maria Eduarda

Terapeuta Holística, Constelação Familiar, Numeróloga, Astróloga, Tarot Cigano, Tarot dos Anjos, Tarot do Destino.

Médium Aloísio

Médium, Baralho Cigano e Tarot de Marselha.

Megan

Vidência, Baralho Cigano e Runas.

Natasha Sensitiva

Psicanalista, Baralho da Vovó Cigana, Oráculo da Maria Mulambo, Mesa Radiônica.

Poliana

Terapeuta Holística, Clarividente, Tarot Mitológico e Baralho Cigano.

Safira Lyra

Terapeuta Holística, Consteladora familiar, Psicografia, Tarot da lua reversa, Tarot Negro, Baralho Lenormand

Samantha

Vidência, Tarot dos Anjos, Tarot de Waite, Tarot de Bocceli, Tarot de Marselha, Tarot de Toth, Mesas Radionicas e Pêndulo.

Taróloga Aida

Terapeuta Holística, Médium intuitiva, Tarot de Vidas Passadas e Baralho Cigano.

Taróloga Giovanna

Tarot de Waite, Runas Nórdicas, Radiestesia, Mesas Radionicas e Mapas Astrais.

Últimos Artigos

A prática da meditação é uma técnica ancestral para se concentrar melhor e ficar mais tranquilo, com foco apenas no presente. Meditar significa olhar para o centro e voltar para ele, pois é um momento de profundo silêncio interior.

Os pensamentos causam barulho, mas aquele que medita consegue silenciar a cabeça desses ruídos. Nesse cenário, dá para entender a meditação como o contato com a sua própria essência e bem longe de qualquer materialidade.

Muitas pessoas acreditam que é muito difícil meditar e até mesmo, algo proibido, porque pode ser maléfico para a pessoa. No entanto, a proposta desse texto é mostrar como a prática da meditação é poderosa para te auxiliar no autoconhecimento.

🔷 O que é e para que serve a prática da meditação?

A meditação esvazia a mente por alguns momentos e a ensina a ficar em silêncio. Por isso, é comum achar que é complicado no início por exigir muita concentração e uma postura diferenciada, mas, na verdade, é algo mais simples.

Para meditar, é fundamental ter o direcionamento correto por intermédio de professores com experiência e a certificação correta. Por mais que pareça que apenas os monges conseguem, a realidade é que a técnica é acessível.

Um ponto muito curioso sobre a prática da meditação é que a serventia depende muito da sociedade. Afinal, alguns usam para esvaziar a mente e estar em contato consigo mesmos, enquanto outros apenas para relaxar.

Os budistas utilizam para estar em estado de buda, ou seja, elevar a consciência. Por outro lado, um fato deve ser citado: a meditação auxilia no seu desligamento do mundo anterior e te conecta com o que mais importa: o que presente.

🔷 Quais as origens desta técnica?

A meditação é uma prática milenar e teve o seu início nas tradições orientais, principalmente nas filosofias de yoga e no budismo. Os relatos mais antigos são oriundos da Índia, por meio dos Vedas, e China, com os taoístas, em 1500 a.C e 500-600 a.C, respectivamente.

Embora pareça que Sidharta Gautama, o Buda, tenha sido o precursor, a realidade é que o budismo apenas tornou a meditação algo mais conhecido. Por conta da Rota da Seda, muitos ensinamentos eram difundidos para os países orientais naquele período histórico.

A primeira “escola original”, que abordava parte desses ensinamentos oriundos da China, foi fundada no leste da Ásia apenas no século 6. Assim, os ensinamentos oriundos da China foram incorporados e ensinados à sociedade.

O século VIII marcou o crescimento do budismo japonês, e foi nessa época que a meditação cresceu no Japão. Quatro séculos mais tarde, houve o desenvolvimento da meditação sentada, que seria muito utilizada no futuro.

A meditação também esteve presente no Oriente Médio e entre os mulçumanos, a partir dos séculos VIII e IX.

Uma das técnicas era repetir 99 nomes de Deus no Alcorão, já no século XII, houve o desenvolvimento de técnicas

de respiração, enquanto a repetição de mantras sagrados era realizada.

No caso da prática da meditação cristã, vale lembrar que a Igreja Bizantina foi a principal responsável. Desse modo, era necessário repetir um mantra, o relato mais fiel é do século XIV, na Grécia, por intermédio de Gregório de Sinai.

Entre os judeus, a meditação também esteve presente em citações da cabala, o maior difusor dessa prática foi Abraham Abulafia (1240-1291). Segundo o seu relato, era possível acessar o divino e potencializar o alcance da alma meditando.

Nos séculos seguintes, as sociedades tiveram mais intercâmbio e a meditação se difundiu para todo o planeta.

🔷 Como se aprende a meditar?

É muito importante entender como se aprender a meditar e por isso dá para dividir em cinco passos importantes. Portanto, cada passo é relevante para trazer mais eficiência para a prática da meditação, abaixo confira ponto por ponto:

  • Reserve um tempo: Não é necessário mais do que 2 momentos por dia, inclusive é indicado começar apenas com um. Pode ser logo pela manhã, pois o dia é iniciado sem ansiedade e com um clima mais limpo. Destaca-se que um período de 15 a 20 minutos já basta para iniciar a meditação.
  • Controle a sua respiração: Encha os pulmões de ar e depois solte aos poucos, por isso use a barriga e o tórax, sem ter pressa. Conte até 4 na inspiração e repita o processo na expiração até ficar algo automático.
  • Encontre um local tranquilo: É importante separar um espaço onde você consiga ficar sentado com muita tranquilidade. Pode ser na sua sala, no chão, sofá, escritório e até mesmo dentro do carro, antes de descer. Fique apenas em um lugar calmo e sem distrações para te atrapalhar.
  • Foque a sua atenção: Encontre um foco para manter a sua atenção e uma tática interessante e repetir um mantra. O objetivo é exercer poder sobre a mente e pensar nisso, pode ser uma frase ou oração preferida.
  • Adote uma postura confortável: A postura em lótus, ou seja, sentada com as pernas cruzadas, desde que coloque os pés sobre as coxas, é indicada. Porém, dá para ficar em outras posições, seja sentado na cadeira ou no banco, o principal é ter o corpo reto, com a cabeça apoiada.

Basta seguir esses passos e a prática da meditação se tornará mais fácil, mas ainda não é tudo. Afinal, é necessário ter um professor por perto para guiar o processo e ensinar os passos necessários para melhorar a sua técnica.

🔷 Quais são os tipos de meditação?

Para meditar melhor e entender como as técnicas podem ser interessantes para você, é fundamental conhecer os tipos de meditação. Dessa forma, existem cinco mais conhecidas, a seguir veja as informações sobre elas:

🔹 Mindfulness

Por significar atenção plena, a proposta é te manter atento ao que está sendo feito naquele momento. Além disso, a curiosidade é treinada e se trata de uma técnica que consiste em estar aberto à situação sem qualquer tipo de julgamento.

Há muitas técnicas atenciosas e por isso é usado um tipo de âncora, como por exemplo: estar em movimento, respirar pausadamente, ficar parado, etc. Dá para usar técnicas construtivas, para atingir um estado específico na pessoa, e outras práticas analíticas, que permitem refletir melhor sobre si mesmo.

🔹 Meditação Transcendental

O objetivo é fazer a mente entrar em um campo transcendental, ou seja, o passado, futuro e presente são eliminados. Ao mesmo tempo, a sua consciência busca apenas o autoconhecimento, que é dividido por etapas.

🔹 Raja Yoga

Por ser uma técnica de meditação voltada para o autoconhecimento, a proposta é ajudar na compreensão de quem é a pessoa e qual o estado original. Dá para executá-la quando se movimenta, é só seguir os passos para usá-la.

🔹 Meditação Vipassana

Oriunda do budismo indiano, o foco é na observação e na conexão entre corpo/mente. Em outras palavras, a proposta é buscar autoconhecimento e por isso são utilizados conceitos que estão dentro do Código de Disciplina.

Para os praticantes da meditação Vipassana, não é aconselhável matar, roubar, mentir e tomar algumas substâncias tóxicas. Além disso, a prática sexual é regrada e o silêncio é praticado, assim como o fato de não cruzar olhares.

🔹 Meditação Zazen

Ramificada da tradição do Zen-Budismo, que é parte do budismo japonês, essa meditação requer que o corpo fique em posição adequada. Em seguida, os olhos devem estar entreabertos e a meta é ter consciência das suas percepções.

A comunhão entre mente e coração acontece, em seguida faz com que as emoções sejam melhor controladas. O ponto central é perceber como a cabeça trabalha e a forma pela qual enxerga o universo. Enfim, a proposta é conhecer quem realmente é você e melhorar o seu autoconhecimento.

🔹 Quais as características da meditação?

A prática da meditação deve ser enxergada como algo múltiplo, já que existem várias escolas de ensino sobre a arte de meditar. Nesse contexto, a ideia é trazer ferramentas internas para lidar com o estresse que o mundo moderno traz.

Um bom exemplo é quando algo dá certo o dia todo e durante a noite alguma coisa não funciona. Logo após essa percepção, a pessoa entra em um estágio de achar que tudo foi ruim, sendo que, na verdade, não foi assim.

A meditação tem como característica principal a disciplina, pois a pessoa fica em uma determinada posição, relaxa e segue os passos, de acordo com a escola de meditação escolhida, para meditar com sucesso.

Quando a pessoa medita, a mente consegue arquitetar melhores as sensações e aquilo que incomodava passa a incomodar menos. Com o tempo e a prática da meditação, o cenário é melhor e a pessoa conecta a sua mente com as sensações.

🔹 Por que meditar?

O mundo, atualmente, é uma loucura e a realidade é que falta tempo para tudo. Entretanto, ainda tem o estresse e isso leva a pessoa a perder a paciência com facilidade, sem contar o fato de ficar presa às coisas materiais.

A meditação é uma forma de conectar com você e se desligar de tudo aquilo que o mundo causa. Ao meditar, você consegue elevar a sua consciência e atingir um estágio de relaxamento, livre das amarras que a sociedade tem.

🔷 Quem tem ansiedade pode meditar?

A prática da meditação pode ser entendida como a necessidade de viver o “amanhã” sem ele nem começado. Por essa técnica leva ao autoconhecimento, por isso melhora compreensão da realidade, quando você medita, tende a ser melhor.

Os acontecimentos geram reações em você, mas quando a meditação é realizada você consegue lidar melhor com ela. A prática trabalha a respiração, disciplina e acalma a mente, então é ideal para diminuir a ansiedade.

Destaca-se um ponto sobre a meditação: essa técnica não deve ser realizada isoladamente e desconectada do acompanhamento médico/psicológico. Mas se você se sentir ansiosa e desejar meditar, não tenha medo de usar essa prática.

🔷 Quem não pode meditar?

A meditação traz muitas vantagens para quem pratica, porém pode não ser indicada para alguns públicos. Por exemplo: alcoólatras, usuários de drogas, esquizofrênicos e pessoas com transtornos depressivos graves.

Para os casos citados no parágrafo anterior, é importante buscar uma avaliação médica com quem cuida da pessoa. Exceto nessas situações, a maioria das pessoas podem usar a prática da meditação para ter todas as vantagens.

🔷 O que é mais importante para a prática da meditação?

A concentração é fundamental para meditar, porque se trata de esvaziar a mente e pensar só naquilo. Além disso, é fundamental ter disciplina para a meditação e estar atento aos sinais positivos que o corpo oferece.

🔷 Quais são os efeitos da meditação?

A prática da meditação possibilita que alivie algumas regiões cerebrais, pois melhora a sensação de bem-estar e a aprendizagem. Meditar também reduz os pensamentos negativos e impulsiona a sensação de prazer do corpo humano.

Certamente a meditação é um hábito saudável, por consequência cria uma disciplina para a prática dela. O aumento da concentração e da performance também acontece, pois, a pessoa terá mais atenção e paciência no dia a dia.

🔷 O que sentimos depois de meditar?

Assim que a meditação acaba, a pessoa ainda sente o estágio novo que a consciência atingiu. Sendo assim, a tendência é que sinta bem-estar, tranquilidade e um relaxamento que o fez ficar em contato consigo mesmo.

O que acontece se meditar demais?

A meditação deve ser realizada com equilíbrio, porque meditar demais pode afastar as pessoas da realidade. As sensações negativas, que são combatidas por quem medita, fazem parte da vida e devem ser enfrentadas. Meditar para fugir delas é perigoso e pode fazer a pessoa ficar mal-acostumada.

🔷 Quanto tempo demora para a meditação fazer efeito?

A resposta para essa pergunta depende de dois fatores: o tipo de meditação e a pessoa. Alguns conseguem sentir os efeitos horas após a prática, já outros podem demorar até 15 dias, o ideal é ter paciência e observar os efeitos.

🔷 Porque algumas pessoas não conseguem meditar?

Existem alguns fatores que atrapalham na meditação, por exemplo: falta de concentração e disciplina. Assim, é essencial se voltar para dentro de si e especialmente se disciplinar para sentir os efeitos da prática.

🔷 Quais os benefícios da meditação?

A meditação é uma prática milenar e tem trazido vários benefícios para as pessoas, como os seguintes:

  • Controle da ansiedade;
  • Desenvolvimento do foco nas atividades.
  • diminuição de sintomas depressivos;
  • Potencialização do autoconhecimento, autoestima e das emoções positivas;
  • Redução de estresse, os vícios e a perda de memória.

Os benefícios citados acima explicam a razão de as pessoas buscarem tanto a medicação.

Conclusão:

Por fim, a meditação deve ser entendida como uma forma de se conectar consigo mesmo. Contudo, o principal é utilizá-la com equilíbrio e principalmente na medida certa, sem qualquer tipo de excesso.

Muitas pessoas erram em tentar achar que meditar faz milagre, mas a verdade é que você que consegue a mudança. O mais importante é persistir e se abrir para os efeitos positivos que meditar traz para você.

A prática da meditação é uma aliada e traz muitos benefícios, o principal deles é colocar você em contato com o que de mais importante existe: você mesmo. Boa sorte na hora de meditar!

 

🔵 Consulte-se hoje mesmo com um dos mais de 60 profissionais disponíveis

 

 Conselhos do Bem Online | www.conselhosdobem.com.br

Próximo Artigo Ver Todos os Artigos
Conselhos do Bem utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »