Consultores Disponíveis Agora

Amabel

Vidência, Cartomancia, Tarot e Baralho Cigano.

Aradia

Psicanalista, Terapeuta Reikiana, Médium Sensitiva, Tarot de Osho, Tarot das Bruxas, Baralho Cigano, The Good Tarot

Bia de Oxumarê

Terapeuta Holística, Búzios, Tarot do Amor, Tarot dos Orixás e Baralho Cigano.

Bóris

Astrólogo, Sensitivo, Tarot e Baralho Cigano.

Castiel

Tarot de Marselha, Tarot de Aleister Crowley (Tarot de Thoth) e Tarot de Rider Waite.

Celina

Pedagoga, Numeróloga, Tarot, Baralho Cigano e Pêndulo.

Cigana Anita

Percepção Mediúnica, Tarot e Baralho Cigano.

Cigana Kaline

Clarividente, Sensitiva, Psicanalista, Baralho Cigano e Mesa Radiônica Psicogerador.

Cigano Higor

Bola de Cristal, Búzios e IFá, Baralho da Cigana Sete Saias, Tarot dos Oceanos, Dadomancia e Espelhos de Oxum e Yemanjá

David Klaus

Psicoterapeuta Holístico Especializado em LGBTQIA+, Reiki, Baralho Cigano e Mesa Radiônica

Esther

Vidente Sensitiva, Baralho Maria Padilha e Baralho Cigano.

Felícia Cigana

Psicanalista, Tarot Mitológico e Tarot de Marselha.

Genaro Vidente

Vidente, Numerólogo, Baralho Cigano, Tarot Adivinhatório e Tarot Adivinhatório.

Makum

Terapeuta de Vidas Passadas, Baralho Cigano, Cromoterapia, Cristaloterapia.

Marry

Vidência, Psicanalista, Coach, Runas, Cartas Ciganas, Tarot dos Anjos, Tarot de Waite, Bola de cristal e Mesas Radionicas

Megan

Vidência, Baralho Cigano e Runas.

Poliana

Terapeuta Holística, Clarividente, Tarot Mitológico e Baralho Cigano.

Samantha

Vidência, Tarot dos Anjos, Tarot de Waite, Tarot de Bocceli, Tarot de Marselha, Tarot de Toth, Mesas Radionicas e Pêndulo.

Taróloga Aida

Terapeuta Holística, Médium intuitiva, Tarot de Vidas Passadas, Tarot Analítico e Baralho Cigano.

Últimos Artigos

Você sabe por que as pessoas têm medo de mudanças? Novidades e transformações fazem parte da vida e são necessárias para a evolução do ser humano — sob vários aspectos. Apesar disso, o processo de lidar com novas situações pode ser bem complexo para alguns indivíduos, chegando a um nível prejudicial.

Em resposta a esse medo, muitas pessoas se tornam prisioneiras de circunstâncias confinantes e nocivas, mas não conseguem cruzar as fronteiras da inércia.

 

O que provoca o medo de mudanças?

 

O medo que muitas pessoas têm de encarar uma mudança na vida — seja de endereço, seja de trabalho, seja de situação conjugal, seja de qualquer outra modificação na rotina — remete-nos ao conhecido termo “sair da zona de conforto”. Contudo, não significa exatamente que a circunstância atual é confortável e positiva, mas que o que está em jogo é uma sensação equivocada de segurança e controle.

Sair de um lugar conhecido e encarar algo novo implica a falta de domínio sobre a situação e isso causa incômodo, porque o ser humano sente necessidade de controle e de previsibilidade. Outro fator que provoca esse medo é o confronto com sentimentos que foram, há tempos, arquivados em um canto escuro e silencioso da nossa mente, ou seja, no inconsciente. Certas mudanças são tão intensas que reviram lembranças e trazem à tona emoções difíceis de ressignificar.

O aspecto aparentemente negativo da mudança é que ela demanda mais energia psíquica para encontrarmos um novo ponto de equilíbrio. Isso significa que, enquanto a pessoa tenta se reorganizar e reencontrar a estabilidade, ela tem que lidar com certo desgaste emocional.

Apesar desse entrave causado pelo medo de mudar, toda transformação traz consigo algo positivo, que resulta em crescimento e fortalecimento. E, muitas vezes, encarar a mudança é seguir em direção à liberdade e soltar amarras que já não precisam mais existir. Ou seja, o que parece ser um passo incerto pode ser o início de uma jornada muito mais prazerosa!

 

Qual o impacto desse medo na vida das pessoas?

 

A pergunta que muitas pessoas fazem é: “por que mudar se está bom assim?”. No entanto, será mesmo que a situação atual é benéfica? Ou é o conhecido costume que predomina? É necessário avaliar bem o que realmente prende o indivíduo e saber se existem motivos coerentes para permanecer na condição em que está ou se é hora de tomar uma atitude mais enérgica.

O medo de mudanças pode impactar a vida das pessoas de forma negativa. Isso porque esse sentimento se torna limitante e impede que o indivíduo evolua, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

Um exemplo comum é o caso da pessoa que vive em um relacionamento abusivo, mas não consegue se desprender desse sofrimento, porque acredita que a separação — a nova vida — seria ainda mais dolorosa.

Também devido ao medo de iniciar uma nova fase e encarar maiores desafios na vida profissional, existem aqueles que sabotam seu próprio potencial e minam suas chances de progresso na carreira. E é assim que o comodismo dá lugar à estagnação!

 

Como pode ter ajuda?

 

Todos estão sujeitos a sentir insegurança e ansiedade diante das transformações que ocorrem na vida. É necessário olhar com mais atenção para esse sentimento quando ele se torna irracional, causando um verdadeiro pavor no indivíduo. Nesse ponto, é imprescindível buscar acompanhamento de um especialista e derrubar as barreiras que limitam o seu desenvolvimento.

Para ajudar a enfrentar o medo de mudanças, um profissional como um psicoterapeuta, sendo psicanalista, psicólogo ou psicoterapeuta holístico, percorre caminhos que conduzem aos sentimentos mais profundos do paciente. Dessa forma, é possível compreender quais são os verdadeiros medos do indivíduo, aqueles que até então estavam inacessíveis, causando angústia e dando origem aos bloqueios não compreendidos. Temos no site 25 Terapeutas que podem te ajudar, num atendimento online via chat, sem necessitar agendamento. Para ver todos os Terapeutas, clique aqui:) 

Próximo Artigo Ver Todos os Artigos
Conselhos do Bem utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »