Consultores Disponíveis Agora

Nara

Terapeuta Holística, Clarividência, Bibliomancia, Tarot dos Guardiões, Baralho Cigano de Maria Padilha

Últimos Artigos

O silêncio é uma forma de infligir dor, mas sem as marcas físicas.

Todo mundo sabe o que é ser ferido por palavras, mas muitos de nós também sofremos pela ausência de palavras, pelos espaços entre elas, por silêncios que realmente podem se tornar ensurdecedores.

O tratamento do silêncio é uma recusa em se comunicar ou impedir a conexão com outra pessoa. É o ato de deixar de iniciar ou responder à comunicação com outra pessoa ou ignorá-la completamente. Pode ser um parceiro que para de falar depois de uma briga ou um pai que se recusa a falar ou até mesmo fazer contato visual com a filha.

Ficar em silêncio pode parecer resposta mais adequada para alguns para "evitar discussões", mas pesquisas mostraram que é tudo menos isso. O silêncio pode causar repercussões psicológicas e emocionais significativas na pessoa que o recebe.

A pessoa que fica em silêncio pode não sentir vontade de punir seu parceiro. Não há nada de errado em querer estabelecer um limite ou se distanciar depois de em um desentendimento, mas no tratamento de silêncio a intenção não é estabelecer um limite ou recuperar a regulação emocional. A intenção é punir a outra pessoa. O tratamento do silêncio é uma forma de manipulação emocional e até mesmo de abuso psicológico.

O melhor indicador de divórcio não é se um casal briga – discussões são inevitáveis – mas como um casal briga. O segredo para um relacionamento duradouro com bons momentos está na forma como um casal se trata durante os maus. A maioria das pessoas não faz o tratamento do silêncio esperando que isso prejudique o relacionamento, e esse é o perigo.

Relacionamentos perfeitos não existem. No entanto, algumas coisas não devem ser negociáveis. Se você está sendo vítima do tratamento do silêncio, entenda que por mais doloroso que seja terminar um relacionamento, permanecer é ainda mais doloroso.

Se suas melhores tentativas de resolver a situação não estão levando a lugar algum, pode ser a hora de ensinar o seu parceiro que as ações dele têm consequências - só não fique por perto para descobrir se ele aprendeu a lição. (Texto de Thiago Sian)

Próximo Artigo Ver Todos os Artigos
Conselhos do Bem utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »