Você já ouviu falar aquela expressão: "Quem quer da jeito, quem não quer dá desculpas"?
Pois é, cresci ouvindo isso, minha mãe muito disciplinadora adorava o jargão. E com o tempo eu aprendi que é exatamente isso! Sempre damos um jeito de priorizar o que é importante para nós não é mesmo?
E quando sabemos o que é importante e mesmo assim não conseguimos fazer?
Isso pode ser auto sabotagem!
Acredite, se você está em um estado que não deseja é porque talvez em algum nível seu, consciente ou insconsciente você tem ganhado algo com isso, caso contrário já teria se livrado dessa situação.
Não concorda? Quando algo nos incomoda muito, profundamente, nos mexemos, nos viramos e nos reiventamos se necessário para alcançar o que almejamos.
As vezes nos enganamos ou melhor auto enganamos. Contamos algumas historias para nós mesmos, algumas pequenas mentiras para justificar o estado que estamos ou que nos colocamos, e essas "pequenas mentiras" nos ajudam a permanecer nele e portanto, continuamos infelizes, porém seguimos com aquele desejo, percebe?
De alguma forma, algo nos segura é como uma ancora nos pés que nos impede de transpor uma etapa, vencer um novo estágio.
Como conter a auto sabotagem?
A auto-sabotagem pode ser entendida como um processo criado e mantido por crenças internas limitadoras que levam a pessoa a adotar comportamentos repetitivos e que a fazem continuar naquele "loop" de estagnação.
Quando voce tenta algo, várias vezes, começa e não termina, ou inicia e não tem continuidade, você pode estar nesse processo vicioso.
Para sair disso, é preciso olhar pelo buraco da fechadura e além dele.
O que voce ganha com essa situaçao? O que acontece que você estagna? Em que ponto você estagna?
E depois? para tirar uma crença que te limita por uma que te impulsione, é preciso saber identificar o ponto onde isso ocorre, e ali, inserir uma nova crença, uma nova ideia, desta vez construtiva e assertiva ao que voce quer construir.
Se observe, busque ajuda se precisar, mas não pare, não pare de sonhar, mas acima de tudo se mova com consistencia para seu objetivo.
Porque saber onde se quer chegar é muito mais importante do que determinar o como :)
|