Hoje vamos compartilhar uma técnica simples, chamada A.C.A.L.M.E.S.E. criada pelo professor e psicólogo Bernard Rangé, que nos ensina 8 passos para lidar com os sintomas:
A.C.A.L.M.E.S.E ⬇️
intensificar o desconforto.
CONTEMPLE as coisas ao redor e não fique apenas olhando para dentro de você. Deixe seu corpo agir como ele quiser, sem julgamentos, e aprenda que, como observador, você evita “se transformar” em sua ansiedade.
AJA como se não estivesse ansioso, ou seja, diminua o ritmo das suas ações, mas sem parar completamente. Não se desespere ou interrompa o que está fazendo para, supostamente, “fugir” da ansiedade.
LIBERE o ar de seus pulmões bem lentamente. Respire devagar, contando até três na inspiração e até seis na expiração. Ao soltar o ar, não sopre, apenas deixe-o sair lentamente por sua boca, identificando o ritmo ideal para sua respiração.
MANTENHA os passos anteriores e repita cada um deles.
EXAMINE seus pensamentos, sem antecipar problemas que sequer podem vir a aparecer. Seja mais racional e verifique se há motivos reais para os medos e as preocupações.
SORRIA, pois você conseguiu, até este momento, seguir os passos e aceitar e controlar a ansiedade sozinho. Você agora saberá como lidar com os sentimentos ruins e estranhos. ESPERE pelo futuro com aceitação, abandonando o pensamento “mágico” de que a ansiedade desapareceu para sempre. Ela, na verdade, é essencial para que você continue vivo. A diferença é que, agora, você está em boa posição para lidar com ela novamente.
|
Próximo Artigo Ver Todos os Artigos |
Formas de Pagamento:![]() ![]() |
Clique na ação que desejas executar